Home / Academia / Exercícios na piscina para fibromialgia

Exercícios na piscina para fibromialgia

Normalmente, os exercícios na piscina para fibromialgia, como o isométrico força-alongamento e o aeróbico, possuem parâmetros tanto físicos como psicológicos de pacientes que possuem a síndrome da fibromialgia.

Já é de conhecimento que os pacientes que possuem fibromialgia apresentam níveis bem mais baixos de força nos músculos e resistência as atividades físicas quando comparados com pessoas saudáveis.

Com isso, na intenção de garantir uma melhora dos parâmetros e de diminuir as dores, existem muitas modalidades terapêuticas, e uma delas é a atividade de baixa intensidade, como os exercícios na piscina, os quais incluem andar, caminhar, correr, alongar e nadar, apresentam um impacto bastante positivo nos pacientes com dores crônicas e fibromialgia.

Saiba mais sobre os exercícios na piscina para fibromialgia

Os exercícios na piscina para fibromialgia são bastante procurados por serem capazes de aumentarem os níveis de aptidão física dos pacientes, diminuindo a propagação das dores e da sensibilidade, além dos níveis da depressão e proporcionando uma melhora na qualidade de vida.

Pode-se dizer que já não é de hoje que os exercícios na piscina são considerados como os melhores, por serem terapêuticos, onde a própria origem da hidroginástica, em séculos passados, já procurava remeter a ideia de se criar tal modalidade de atividade física que possui menor impacto sobre as articulações  e os ossos, sendo ideal para quem não pode realizar esforços.

Assim, tal característica é a principal responsável por popularizar essa modalidade, onde nos anos 80 deu-se início a um crescente número de lesões devido a prática da ginástica aeróbica em solo, em que alguns especialistas já começaram a indicar a piscina como um ambiente bem menos agressivo para o corpo.

Dessa forma, devido a essa mesma razão, a hidroginástica, por exemplo, é um dos exercícios na piscina para fibromialgia mais indicado, sendo muito capaz de garantir o alívio das dores nesses casos.

Qual o potencial dos exercícios na piscina para fibromialgia?

Antes de falar de maneira específica no impacto dos exercícios na piscina para os pacientes que possuem fibromialgia, vale lembrar do quanto é importante esse exercício para esse público em particular.

Pois, mesmo que se movimentar possa ser muitas vezes complicado, quem sofre com essa síndrome, tal atividade física vem sendo um dos métodos mais eficientes para diminuir as dores.

No entanto, a maior parte dos pacientes, normalmente por medo de sentirem ainda mais dores, acabam não realizando os exercícios na piscina e optam por ficarem sedentários.

Dessa forma, é justamente aí que os exercícios na piscina, como a hidroginástica, por exemplo, tem surgido como uma excelente opção, pois ela garante a redução do impacto sobreo corpo, o que permite que ele se mova de uma forma mais segura, sendo a saída ideal para aqueles que possuem medo de realizar atividades físicas e sentirem ainda mais dores.

exercícios na piscina para fibromialgia

Assim, segundo alguns estudos, os exercícios na piscina, como a hidroginástica para o tratamento de fibromialgia, têm relatado níveis altos de bem-estar e maiores habilidades para realização das atividades do dia a dia nos pacientes que apresentam a doença.

Além disso, tais pacientes que realizam exercícios na piscina, dizem que sentem bem menos dores e menos rigidez, além de se tornarem mais fortes e com mais força nos músculos.

Portanto, pode-se concluir que os exercícios na piscina para fibromialgia possuem um conjunto de atividades aeróbicas aquáticas como terapia extremamente eficiente para esses pacientes quando se compara com os exercícios aeróbicos ou programas de força e alongamentos convencionais.Acesse Pratique Fitness

Sobre rafael

Veja Também

Abrir uma academia no outono

“No outono é sempre igual…”. Como diz a clássica canção brasileira, chega essa estação do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *