Home / Academia / Muay thai: Entenda sobre a modalidade

Muay thai: Entenda sobre a modalidade

A modalidade de esporte muay thai é uma arte marcial originada na Tailândia e é praticada em diversos países. No Brasil, o esporte se tornou muito popular e tem sido cada dia mais procurado nas academias. Se você se interessa em praticar o muay thai, é importante que entenda o que é essa modalidade de esporte.

O que é o muay thai? Modalidade de esporte

O muay thai é uma arte marcial, também chamada de boxe tailandês. Antes, era ensinada somente nos templos budistas e posteriormente se espalhou e foi aperfeiçoada em escolas especializadas na arte do muay thai.

Não se tem um registro completo da origem dessa modalidade de luta, o que se sabe é que essa técnica foi criada pelos tailandeses para se defender de bandidos e animais enquanto migravam de províncias atrás de terras férteis. Com o tempo, a técnica passou a ser usada também pelo exército tailandês.

O Muay Thai é conhecido também como luta de oito pontas, pois consiste em técnicas de golpes com os cotovelos, joelhos, canelas e pés, sendo uma luta considerada de alto impacto.

Quais os benefícios do muay thai?

Os benefícios deste esporte são inúmeros. Além de ajudar a aliviar o estresse do dia a dia, com o tempo você melhora o condicionamento físico, aumenta sua resistência muscular, desenvolve habilidades como coordenação, reflexos e rapidez.

  • Melhora o condicionamento físico: por exigir bastante do seu corpo, o treino é uma excelente maneira de melhorar a forma e condicionamento físico
  • Eleva a auto estima: O esporte ajuda, pois possibilita que a pessoa se sinta mais segura e confiante
  • Acelera seu metabolismo: A chave para ter um metabolismo rápido é a prática constante de atividade física intensa, como o muay thai. Um metabolismo rápido auxilia ainda na queima de gordura.
  • Define os músculos: O muay thai, por trabalhar com diversos golpes, estimula a musculatura do corpo inteiro. Em especial, os membros inferiores e abdômen, devido aos inúmeros chutes e joelhadas.
  • Melhora na força e a agilidade: O treino de muay thai conta com exercícios que utilizam o peso do próprio corpo como polichinelos e abdominais que a longo prazo ajudam nestes quesitos.
  • Disciplina: Nos esportes de luta a disciplina e o respeito são lições fundamentais ensinadas desde o início da prática. No muay thai não é diferente. É ensinado a respeitar os seus limites e os do adversário, reforçando que a oposição e o confronto devem existir apenas na aula.
  • Agilidade mental: O Muay thai além de trazer benefícios para o corpo, ajuda também a mente. Nos duelos, devem ser analisados os melhores golpes, e qual a melhor oportunidade para cada golpe, ajudando a desenvolver a concentração e o foco.

Quem pode praticar?

A prática do muay thai não possui contra indicação é permitida para homens, mulheres e até crianças, mas antes de começar qualquer atividade física é sempre importante visitar um médico e fazer uma avaliação, especialmente em esportes de grande impacto, como é o caso.

Quais os equipamentos necessários para começar a praticar o muay thai?

Para o início da prática do esporte é indicado o uso de bandagens ou ataduras, que podem ser compradas em lojas de esportes ou improvisadas, para ajudar a proteger o pulso durante os golpes. Também é indicado o uso de luvas especificas, pelo mesmo motivo. Algumas academias disponibilizam luvas para os alunos usarem durante as aulas, mas nem sempre é confortável compartilhar este tipo de equipamento.

Agora que você já sabe o que é esta modalidade de esporte, pode correr para academia mais próxima e fazer uma aula, para experimentar na prática os benefícios que o muay thai proporciona. Lembrando sempre de procurar profissionais sérios e comprometidos com a ética do esporte.

modalidade de esporte

Sobre rafael

Veja Também

5 Dicas de Como Investir Alto

Saber como investir alto é fundamental para quem tem a pretensão de fazê-lo, de verdade. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *