Home / Academia / Musculação – benefícios e riscos

Musculação – benefícios e riscos

Para se ter uma vida saudável é fundamental que você sempre pratique esportes, tenha uma boa alimentação e além disso tenha um treino regrado de musculação. Mas para que ter resultados positivos ao seu corpo, você saber os Musculação para que faça o treino da melhor forma possível. Veja os benefícios e riscos!

A musculação é muito procurada por jovens que querem definir o corpo, ganhar massa corporal magra e ainda sim tonificar os músculos, porém para que você faça de maneira correta é fundamental que tenha sempre um acompanhamento por especialista, pois como todo esporte, a musculação tem seus riscos.

O personal trainer, assim chamado o profissional da área que cuida da tonificação do corpo de maneira correta, é o mais indicado para que você tenha um treino que não comprometa sua saúde corporal e alcance seus objetivos.

Benefícios e riscos da musculação

A musculação traz muitos benefícios a vida de um indivíduo. A maioria das pessoas relacionam a musculação só com a perda dos quilos a mais e a tonificação dos músculos, mais saiba que esse esporte não está restrito só a esses resultados e sim para muitos outros que mostraremos a você.

  • A musculação aumenta a densidade de seus ossos, em que os torna mais resistentes a fraturas, além de evitar problemas como a osteoporose.
  • Ajuda na prevenção de diabetes, pois ao realizar exercícios físicos você liberar o fluxo de insulina, fazendo com que você utilize a glicose sanguínea.
  • Com o levantamento de peso e exercícios sem muito descanso faze com que você aumente o fluxo sanguíneo, fazendo assim que a pressão arterial diminua e então ajuda o sistema cardiovascular a trabalhar melhor.
  • Ao fazer musculação você libera o hormônio de sensação de bem-estar, a endorfina, no qual ajuda muito em caso de início de depressão
  • Além de melhorar a qualidade do sono, pois você gasta muito energia, queima caloria corporal ao fazer os treinos que assim, consegue ter uma boa noite de sono.

Os benefícios da musculação são incontáveis, pois faz com que você se sinta melhor com o seu próprio corpo e tenha mais condicionamento físico para realizar as tarefas do dia-a-dia.

Benefícios e riscos da musculação

Como todos os esportes, a musculação também tem seus riscos, pois se não praticados corretamente, pode trazer vários danos a sua saúde, listamos alguns desses riscos para que você saiba deles e evite-os.

  • A musculação deve ser praticada na idade certa, para os adolescentes é recomendado começar após os 16 anos, pois antes desse período, esses jovens estão em fase de desenvolvimento, o que pode influenciar diretamente na altura, desacelerando o crescimento.
  • Se a atividade física não for feita da maneira correta pode ocasionar lesões nos músculos, em que pode dar mal jeito, ocorrer rompimento dos músculos.
  • A quantidade de peso que se levanta deve ser proporcional a sua estrutura corporal, pois pode levar os músculos a atrofiarem.
  • Se praticado em excesso pode gerar insônia, pelas dores causadas durante ao treino, irritação e desconforto.

Benefícios e riscos

Musculação deve ser praticada

Praticar a musculação traz muitos benefícios a saúde, porém deve ser feito de maneira correta para que não gere riscos a sua saúde. Para que esses riscos sejam evitados, é necessário ter acompanhamento de um personal trainer, em que fará a sua avaliação física e assim indicará qual o melhor treino a se fazer.

Saber os benefícios e riscos da musculação faz com que você tenha mais cautela ao praticar tal atividade física. E para que os resultados sejam sempre positivos ao seu corpo, devem sempre ser uma combinação de musculação, alimentação saudável e beber muito líquido durante o dia, pois de nada adianta se você realizar um treino pesado e realizar refeições irregulares.

Sobre rafael

Veja Também

5 Dicas de Como Investir Alto

Saber como investir alto é fundamental para quem tem a pretensão de fazê-lo, de verdade. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *