Home / Academia / Musculação e a importância para o Cardio

Musculação e a importância para o Cardio

Academias estão sendo cada vez mais procuradas por quem deseja mudar o estilo de vida e sair do sedentarismo. Esse aumento da popularidade se deu porque a população tem se preocupado mais com a saúde, em manter o corpo saudável. Se você procura algum incentivo, conheça um pouco mais da importância e benefícios que a musculação cardio tem para o nosso corpo!

A musculação está diretamente ligada ao nosso sistema cardiovascular, mais conhecido como cardio, que é o sistema responsável pela circulação do nosso sangue.

O sistema é formado pelo órgão do coração e nossos vasos, então, já percebemos que cuidar do nosso cardio é extremamente importante para nossa saúde.

Diversos problemas de saúde relacionados ao excesso de peso e à gordura acumulada em nossos órgãos podem ser evitados se tivermos uma rotina ativa de exercícios!

Os benefícios da musculação cardio

Os benefícios da musculação cardio na nossa rotina aumentam significativamente a qualidade de vida. Dedicar algum tempo do nosso dia aos exercícios é crucial.

Engana-se quem pensa que a musculação gera somente resultados físicos e biológicos ao nosso corpo, a prática de exercícios confere um bem estar enorme para o nosso psicológico.

Elaboramos uma lista com os maiores benefícios de se ter uma rotina com exercícios de musculação cardio, confira:

  • Diminui a pressão arterial.
  • Diminui a frequência cardíaca.
  • Além do sistema cardiovascular, fortalece os sistemas respiratório, hormonal e imunitário.
  • Adéqua seu metabolismo de forma a consumir mais gordura.
  • Aumento na capacidade de absorver oxigênio.
  • Ao contrário do que pensam, a musculação cárdio aumenta o nível de energia, deixando-nos mais dispostos no dia a dia.
  • Diminui a insônia.
  • Combate doenças das artérias coronárias, osteoporose, hipertensão, obesidade, diabetes tipo II, etc.
  • Diminui o índice de ansiedade.
  • A musculação cárdio gera bem estar e alívio de tensões.
  • Aumento das endorfinas, o chamado hormônio da felicidade.

Como você pôde conferir, adicionar a musculação cárdio ao seu dia a dia só lhe trará benefícios, conferindo uma melhor qualidade de vida, no sentido físico e emocional.

Exercícios de musculação cardio

O lado bom de praticar exercícios de musculação cardio é que não é preciso frequentar academias para incrementar essa prática, eles podem ser realizados em qualquer lugar.

Há diversos exercícios que fazem essa função: corrida, pular corda, andar de bicicleta, fazer polichinelos, crossfit, treino funcional, subir e descer escadas, etc.

Não é preciso ficar horas fazendo musculação cardio. Dedicar apenas 30 minutos por dia, variando a intensidade do exercício, já é o suficiente para perceber os resultados!

Se for iniciante, estabeleça patamares de tempo e/ou intensidade que vão sendo aumentados a cada semana. É uma maneira do seu corpo criar resistência e fôlego.

Musculação cardio

Treino musculação cardio x Treino de força

Quem é iniciante, ou até quem já pratica exercícios físicos, sempre fica na dúvida entre qual tipo de musculação irá realizar, cardio ou o treino de força.

A resposta é: dependo do seu objetivo. O treino de força é mais indicado para quem deseja mais massa muscular além da gerada pela musculação cardio.

Para quem deseja um maior gasto calórico e redução de peso para fins estéticos ou para a saúde, o mais indicado é a musculação cárdio, que queima maior taxa de gordura.

Muitos especialistas recomendam unir os dois tipos de musculação. Realizando um treino de força e em seguida partir para o cardio aumenta a recuperação muscular e potencia a eliminação de gordura.

Quer uma mudança de hábitos na sua vida? Não deixe de praticar a musculação cardio e aproveite de todos os benefícios que o exercício proporciona.

Sobre rafael

Veja Também

Franquia de academia de ginástica – vale a pena?

Ter uma franquia de academia de ginástica é um negócio interessante para quem quer ganhar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *