Home / Musculação / Acabando Com As Dores Nos Joelhos

Acabando Com As Dores Nos Joelhos

O joelho é considerado uma das maiores e complexas articulações do corpo humano. Além de ser uma das mais utilizadas pelas pessoas, é uma parte fundamental na locomoção. Sentir dores nos joelhos é comum entre as pessoas, ela pode afetar tanto aos mais jovens como também pessoas mais velhas, pode-se estar relacionada com a atividade física em excesso, sedentarismo, obesidade, atividade profissional e entre outros.

Seja qual for o motivo, é fato que as dores nos joelhos são um grande incômodo que interfere na mobilidade do indivíduo. Porém, você sabia que existe um exercício que poderá ajudar na prevenção e acabar de vez com essas dores?

Praticar atividades físicas são importantes para obter um bom funcionamento físico e até mesmo na saúde mental. Vale lembrar, que pessoas que são sedentárias tem maiores chances de ter problemas como dores nos joelhos e nas costas.

No entanto, pessoas que sofrem com lesão ou condição que afeta os joelhos, mas, praticam exercícios físicos têm maior probabilidade de melhoria.

Qual exercício para acabar de vez com as dores nos joelhos?

Existem muitas pessoas que fazem automedicação, afim de tomarem remédios para aliviar as dores, mas no final acabam piorando. Portanto, antes de tomar algum medicamento por conta própria é necessário que saiba qual é a razão das dores constante nos joelhos que você sente, por isso, é importante procurar ajuda médica e saber o motivo.

Após uma análise, caso o seu médico autorize a realizar exercícios físicos, o seu problema pode ser resolvido dessa maneira. Mas, é importante saber quais atividades físicas específicas que não irão prejudicar os seus joelhos.

Sendo assim, veja a seguir, passo a passo do exercício que vai ajudar acabar de vez com as dores nos joelhos e proporcionar mais vigor e disposição para fazer as tarefas do dia a dia.

  • Elevação de perna esticada

Deite-se no chão, em um colchonete ou pode ser na sua cama de barriga para cima, em seguida, dobre a perna esquerda e estique a direita. Com a perna esticada (direita), faça o movimento de elevar e abaixar a perna, repita 15 vezes. Dê uma pausa e faça novamente 3 vezes com cada perna.

  • Agachamento na parede

Encoste em uma parede lisa, afastando os seus pés em uma distância de um passo da parede, logo após, agache uns 30 a 45 graus (ou antes de sentir dor), como se estivesse sentando e mantenha nessa posição por 30 segundos, Em seguida, volte a posição inicial e descanse 10 segundos, repita 5 vezes.

  • Panturrilha

Posicione-se em um degrau (baixo), suba com as pontas dos pés e faça um movimento subindo e descendo o calcanhar por 15 vezes. Dê uma pausa e repita 3 vezes.

Faça esses exercícios acima, diariamente, pelo menos uma vez ao dia. Utilize tênis e uma roupa adequada para fazer as atividades. Caso você sentir dores, interrompa e faça novamente no outro dia, com menos repetições e mais devagar. Caso a dor venha persistir, não insista e procure uma ajuda profissional.

Dica extra pra evitar dores nos joelhos

Além de fazer atividades físicas, temos dicas essenciais de como se prevenir ou parar de sentir as terríveis dores nos joelhos.

  • Mantenha seu peso ideal, nesse caso, utilize o índice de massa corpórea (IMC), e saiba se está no peso correto.
  • Apesar de subir escadas pode ser uma boa opção para fortalecer os joelhos, mas para aqueles que são sedentários e não ter uma musculatura treinada, é necessário evitar subir muita escada.
  • Atente-se quando for se agachar, evite jogar os seus joelhos muito para frente, pois aumenta mais ainda a sobrecarga nas articulações.
  • Evite ficar muito tempo sentado com os joelhos flexionados (mais de 2 horas seguidas).

Além desses cuidados, e da prática de atividades físicas, procure intercalar com alguma atividade na água, natação ou hidroginástica, por exemplo. Pois a água ajuda amortecer os movimentos e minimizar o impacto dos exercícios nas articulações.

Por um tempo, você vai perceber uma melhora nas dores nos joelhos, além de sentir mudanças em outras aréas, bem como na sua força muscular, disposição e consciência corporal.

Portanto, é necessário ter um bom profissional por perto para evitar acidentes, realizando um treinamento funcional. Nesse caso, a Pratique Fitness, é uma rede de academias que inclui um excelente time de profissionais qualificados para atender as necessidades de cada aluno. Além disso, conta com uma estrutura completa e moderna, que vai te ajudar a acabar de vez com as suas dores nos joelhos.

Sobre rafael

Veja Também

academia faturamento

A indústria de franquias é um mercado que consegue movimentar milhões de reais, e é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *