Home / Artes Marciais / Boxe Origem e Regras – Confira!

Boxe Origem e Regras – Confira!

Você realmente conhece sobre o boxe origem e regras? Sabia que essa modalidade de luta foi chamada durante muito tempo de “a nobre arte”? Se a sua resposta foi não, saiba que é hora de entender mais sobre o assunto!

Esse título de “a nobre arte” pode ser associado ao fato de que o boxe tradicionalmente permite uma grande gama de movimentos que envolvem uma certa elegância – quando os lutadores estão sobre o ringue é fácil entender isso, não é mesmo?

A regra geral do boxe consiste em somente permitir que se acertem golpes (socos) nos adversários de forma que eles sejam disferidos da cintura para cima, ou seja, golpes abaixo desse limite não proibidos!

O esporte é ainda organizado de forma a se formarem diversos torneios, sendo que esses devem ainda ser divididos por categorias – essas categorias levam em conta o limite de peso dos lutadores.

O boxe é uma modalidade que pertence ao calendário dos jogos olímpicos, e isso se mantém desde os Jogos de Saint Louis, no ano de 1904 – e desde essa época a história das lutas marciais passou por diversas mudanças, e isso também aconteceu com o boxe!

Boxe origem e regras – as mudanças desde o ingresso da luta nos jogos de Saint Louis!

Desde o ano de 1904 o boxe sofreu algumas mudanças bem evidentes e substancialmente importantes. Uma das regras mais importantes, nesse caso, pode ser associada ao uso obrigatório de capacete.

Essa regra foi introduzida no ano de 1984, durante os Jogos de Los Angeles, de forma a se garantir maior segurança quanto à integridade física dos lutadores!

Outro ponto interessante que pode ser acompanhando no decorrer dos anos, foi a adesão ao uso de um sistema eletrônico para a pontuação. Isso ocorreu em Barcelona, no ano de 1992 – e posteriormente, em Pequim, no ano de 2008 foi mantida a uniformidade da pontuação das lutas!

O boxe feminino também foi uma das mudanças mais significativas – e desde que a categoria se tornou oficial, o número de adeptas cresceu consideravelmente!

Isso tanto é verdade, que é possível perceber a grande demanda de mulheres que realizam essa luta no ambiente das academias!

Conheça os equipamentos usados no boxe!

Para poder entender melhor sobre o boxe origem e regras, é importante saber quais equipamentos são necessários para os lutadores!

Esses equipamentos correspondem ao uso de luvas, capacete e ainda o protetor bucal.

O duelo masculino deve ser disputado levando em conta 3 rounds, cada um com duração de 3 minutos. Já os embates femininos são formados por 4 rounds, com duração de 2 minutos cada.

Ao se finalizar cada round, cinco juízes deverão atribuir uma nota ao lutador, porém, o resultado somente deverá ser informado quando a luta estiver finalizada!

Vale salientar que o sistema de pontos e eliminatório, ou seja, quem perde acaba ficando pelo caminho – isso é feito até que sobre somente dois finalistas na disputa.

Outro detalhe importante sobre o boxe origem e regras, essa é uma competição que não envolve disputa de terceiro e também quarto lugar, isso quer dizer que os que forem derrotados ainda durante as semifinais poderão garantir uma medalha de bronze!

De maneira geral, a história do boxe acaba se confundindo com a história das lutas marciais, uma vez que ela acaba sendo o pilar para a formação das demais regras e até mesmo técnicas!

Em muitos casos, as regras do boxe acabam sendo mantidas em outras modalidades de lutas, e isso fica ainda mais evidente com relação às técnicas e até mesmo o estilo de preparo físico!

Agora que você já sabe mais detalhes sobre o boxe origem e regras, que tal vivenciar essa experiência no ambiente da academia?

Sobre rafael

Veja Também

Academia em BH com hidroginástica para idosos

Nos dias atuais, chegar até a terceira idade já não significa mais ficar em casa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *