Home / Academia / Exercícios na piscina para hérnia de disco

Exercícios na piscina para hérnia de disco

Exercícios na piscina para hérnia de disco são muito recomendados por médicos. Pode-se fazer uso da hidroginástica ou da natação para casos de hérnia de disco. Por ser um caso clínico onde o conteúdo de dentro dos ossos da coluna acaba escapando, causa um incômodo enorme, sendo perigosa a prática de alguns exercícios.

Natação ou hidroginástica

Exercícios na piscina para hérnia de disco são sempre recomendados para o alívio da dor. Além do mais, não é porque o indivíduo possua um tipo de limitação causada por dor, que ele deva deixar de se manter saudável e praticar esportes.

É mais recomendada em casos de hérnia de disco, a Natação propriamente dizendo. Onde você vai manter o seu corpo quase o tempo todo na horizontal dentro da água. Ela é mais indicada por se tratar de um exercício aeróbico, que faz uso de oxigênio para adquirir energia.

No caso da hidroginástica, o uso de forças musculares é muito maior. Por se tratar de um exercício que serve exatamente para o ganho de resistência e massa muscular.

Portanto, para haver menos dor e impacto enquanto o exercício estiver sendo realizado, é recomendada a natação como exercício na piscina para hérnia de disco.

Exercícios na piscina para hérnia de disco

Existem 3 tipos de lugares onde a hérnia de disco pode acabar ocorrendo; A hérnia de disco torácica, que acaba ocorrendo bem no meio da coluna. A hérnia de disco lombar, que ocorre na parte mais baixa da coluna. E a hérnia de disco cervical, que ocorre na região do pescoço. Elas podem ser causadas por vários fatores.

  • A degeneração dos discos da coluna, pode ter causas genéticas. Herdando hereditariamente a tendência a obter a doença. (Caso haja algum caso de hérnia de disco em sua família, seja mãe, pai, avô ou avó, é recomendado que tome precauções para não adquirir a mesma)
  • Lesões ou esforços repetitivos que agridem a coluna, podem acabar desenvolvendo a doença.
  • Sedentarismo e má alimentação pode ser responsável por lesões pela falta de musculatura. Trazendo a hérnia de disco como consequência. (Mantenha uma alimentação saudável e também desfrute dos exercícios na piscina para precaução de qualquer doença)
  • A idade também é um fator que pode causar problemas na coluna, incluindo a hérnia de disco. (Recomenda-se que após os 40 anos, o cuidado com os ossos deve ser redobrado, além de cuidados com esforços e lesões, recomenda-se suplementação de cálcio)
  • Trabalhos pesados onde o indivíduo carrega muito peso, ou coloca toda a força de impacto nas costas ao invés dos braços.
  • Também pode acabar surgindo em crianças e adolescentes que levam a mochila muito pesada para a escola. (Esteja sempre atento a quantidade e ao peso que seu filho carrega na mochila, lembre-se que a hérnia de disco pode ser adquirida em qualquer idade)

 Exercícios na piscina para hérnia de disco

 Tratamentos para hérnia de disco

Além de exercícios na piscina para hérnia de disco, existem outras formas de aliviar e tratar a doença.

  • Repouso e analgésicos: são a primeira forma de tratamento para a hérnia de disco. Geralmente efetuando o uso de relaxantes musculares e anti-inflamatórios.
  • Cirurgia, mesmo que não frequente e recomendável para esse caso, o procedimento para alívio da dor é uma das formas de tratamento.
  • Fisioterapia, sempre com sessões acompanhadas de um profissional responsável para que não hajam mais lesões onde o problema já se encontra.

Basicamente com alguns cuidados e precauções, você pode trata-la sem métodos cirúrgicos, principalmente fazendo o uso dos exercícios na piscina para hérnia de disco. Você precisa destes exercícios? Clique neste link e escolha o que mais se adequa ao que você procura.

Sobre rafael

Veja Também

Abrir uma academia no outono

“No outono é sempre igual…”. Como diz a clássica canção brasileira, chega essa estação do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *