A ginástica em casa funcional é uma maneira de se manter em forma e ativo mesmo nos dias que você não consegue ir à academia. É muito comum que as pessoas tenham um dia mais cheio e não consigam sair para praticar exercícios.
Entretanto, isso não quer dizer que você deva deixar de movimentar o seu corpo. Quando criar o hábito de treinar em casa nessas ocasiões, verá que é possível obter resultados em menos tempo (economiza no deslocamento).
E, claro, se você estiver se mantendo em casa por conta da pandemia causada pelo Covid-19, voltará às academias apenas daqui alguns meses. Nesse intervalo não é nada recomendado ficar sem praticar exercícios.
Além de fazerem bem para a sua saúde física e mental, você não perde o ritmo para quando for voltar a malhar fora de casa.
Ginástica em casa funcional: como fazer
Os treinos funcionais se tornaram os queridinhos dos alunos, pois ele é dinâmico, emagrece e define os músculos. Então, nada mais justo do que praticar ginástica em casa funcional.
A principal característica do funcional é um treino bem ágil, que mistura diversos exercícios numa pega musculação-aeróbica.
Os equipamentos de grande porte não costumam ser muito usados, tornando essa opção ainda mais interessante para ser feita em casa. Entretanto, investir em alguns acessórios pode ser interessante.
É claro que você consegue se adaptar com coisas que você tem em sua casa, mas se desejar adquirir os acessórios para treinos, os elásticos de intensidade, colchonetes, pesos, bastões e cordas são algumas opções bem bacanas.
Enfim, para começar a sua ginástica em casa funcional é preciso estabelecer um treino. Pense qual é a parte do seu corpo que você mais deseja trabalhar e monte um cronograma com exercícios que foquem mais na região.
Isso não quer dizer que você vai trabalhar apenas essa parte do corpo, apenas intensificará a musculação na área desejada.
Faça uma ordem de treinos com séries de, normalmente, 15 movimentos cada. Dê um intervalo de 40 segundos a 1 minuto entre elas e repita três vezes.
Ao invés de fazer três vezes o mesmo movimento, prefira repeti-los em ciclos. Ou seja, faça todo o cronograma para depois voltar ao primeiro movimento novamente.
Você verá que ficará muito cansado e suado com a ginástica em casa funcional, pois a frequência dessa atividade é muito grande e você consegue trabalhar o corpo todo.
Quais são os benefícios da ginástica em casa funcional
Os benefícios da ginástica em casa funcional são muitos e em apenas algumas semanas você já consegue enxergar os resultados:
- Perda de peso
- Tonificação muscular
- Maior elasticidade
- Maior coordenação motora
- Mais disposição para o dia a dia
- Menos insônia
- Mais foco no trabalho
- Melhora no sistema imunológico
- Fortalecimento do sistema cardiovascular
- Reduz o colesterol
- Controla a diabetes
- Deixa seu dia mais agradável e dinâmico
- Reduz o estresse
- Ameniza sintomas de ansiedade e depressão
- Melhora a qualidade de vida de forma geral
Conheça a Pratique Fitness
Se você desejar voltar à academia ou simplesmente ter apoio de um profissional para ajudar a montar o seu treino, não deixe de conhecer a Pratique Fitness.
A rede de academias é conceituada no mercado por conta de sua grande estrutura nas unidades e equipe de profissionais de excelência. Você pode acompanhá-los até mesmo pelo aplicativo de treinos.
Caso já esteja pensando em voltar à ativa presencialmente, faça a ginástica em casa funcional, mas vá alguns dias malhar presencialmente. Para saber onde, acesse o site da Pratique Fitness e procure a unidade mais próxima.