Home / Ginástica / Ginastica postural e seus benefícios

Ginastica postural e seus benefícios

Você conhece a ginástica postural e seus benefícios? Nesse artigo vamos falar para vocês o que é a ginástica postural, quais são os benefícios e para quem são indicadas.

O padrão postural da humanidade vem sendo modificado de acordo com a mudança de alguns hábitos, por exemplo, a forma de trabalho que antes era mais manual e atualmente é mais tecnológica, onde geralmente os trabalhadores passam a maior parte do tempo sentado fazendo exercícios repetitivos.

A consequência disso é um desequilíbrio muscular generalizado, por isso é necessário saber que existem formas de proteger e corrigir desvios de posturas.

A ginástica postural é uma modalidade que está sendo oferecida nas melhores academias e contempla elementos com técnicas de pilates com rpg, com o objetivo de prevenção, recuperação e reabilitação das articulações, alongando e fortalecendo a musculatura.

Os exercícios também trabalham muito a respiração e fortalecimento de COR (centro de força) com isso evitar lesões em articulações, principalmente na coluna.

É possível perceber a sensação de relaxamento provocada por algumas posições do corpo e isso não significa que essas posturas são corretas, e o fato de manter posturas incorretas ao sentar ou deitar pode resultar em escoliose, cifose, encurtamento de alguns músculos e lordose.

A prevenção dessas doenças pode ser tratadas com a prática da ginástica postural, que pode ser acompanhada por algum profissional de forma individual e personalizada avaliando cada caso ou também aulas em grupos de pessoas, dependendo da necessidade específica de cada um.

A ginástica postural e seus benefícios para a saúde e qualidade de vida

A ginástica postural e seus benefícios para a saúde afetam positivamente a qualidade de vida do praticante aumentando a sensação de bem estar e a disposição para realizar as atividades da rotina diária, entre os principais benefícios dessa modalidade, podemos destacar:

  1. Aumento da flexibilidade.
  2. Melhora a postura;
  3. Melhora do bem estar;
  4. Previne desvios da coluna como: escoliose, lordose e cifose;
  5. Melhora o funcionamento do sistema cardiorrespiratório;
  6. Provoca o fortalecimento dos músculos;
  7. Previne dores e desvios em articulações como: joelhos, ombros e tornozelos;
  8. Ajuda a tratar doenças reumáticas como fibromialgia e artrite;

Para quem é indicada a prática de ginástica postural?

Os profissionais de fisioterapia sempre indicam as atividades de ginástica postural para atletas como corredores, para pessoas que sentem dores de coluna, para quem deseja a correção da postura e também para a prevenção de alguns vícios posturais.

Para quem sente fraqueza muscular e falta de equilíbrio no corpo, muitas vezes causados por posições que causam a sensação de menos peso, provocando um falso relaxamento deixando a coluna torta e sem encostar em uma cadeira corretamente, isso também contribui para vício de postura.

Pessoas de mais idades sofrem com desvios posturais, principalmente pelo próprio fator fisiológico do envelhecimento, tornando os idosos mais vulneráveis e susceptíveis a más posturas do corpo.

Alguns cuidados com a ginástica postural

Para ter uma boa qualidade de ginástica postural é muito importante trabalhar sempre alongando e procurando fortalecer a musculatura e assim correr menos risco de ter lesões.

Ao alongar e aquecer é possível evitar o impacto em articulações, evitar tendinites, torções.

Uma vida ativa e saudável, com hábitos saudáveis podem amenizar alguns efeitos dos vícios posturais, independente da idade da pessoa.

Conheça a Pratique Fitness a melhor e maior academia de Belo Horizonte e região, uma academia bem conceituada com excelente estrutura e professores qualificados para dar aulas de diversas modalidades de ginásticas que vão contribuir para melhora do seu condicionamento físico.

Como vimos, a ginástica postural e seus benefícios afetam na melhora na qualidade de vida das pessoas e também contribui para a saúde da musculatura, das articulações e do equilíbrio.

Sobre rafael

Veja Também

Ginástica Para As Dores Na Coluna– Vai Te Impressionar!

A dor na coluna é algo que incomoda muita gente, de acordo com algumas pesquisas, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *