Home / Ginástica / Ginastica postural trabalha o que?

Ginastica postural trabalha o que?

A ginástica postural trabalha o que causa os vícios posturais, provocando em um futuro dores na coluna, principalmente, e também algumas doenças.

Em tempos atuais houve uma drástica mudança na postura devido às rotinas de trabalho, em que a maiorias das pessoas ficam paradas em uma posição apenas e fazendo movimentos mais repetitivos.

A rotina diária muitas vezes é tão intensa que nem paramos para pensar como é a nossa postura, apenas preferimos ficar em uma posição que provoque o relaxamento do corpo.

Uma má postura provoca desequilíbrios posturais, quando uma pessoa se mantém por um longo período em posição inadequada, podem ocorrer alterações musculoesqueléticas, provocando uma sobrecarga mecânica sobre algum elemento do corpo e isso pode provocar dores e até algumas doenças.

Cada ser humano possui um biotipo diferente, dessa forma, fica difícil estabelecer uma postura que seja correta para todas as pessoas, por isso a postura correta pode variar de um indivíduo para outro.

Do ponto de vista fisiológico, uma postura correta seria aquela que atende as necessidades mecânicas de um corpo, para manter-se em uma posição ereta com o mínimo esforço muscular possível.

Mas afinal, a ginástica postural trabalha com o que necessariamente?

A ginástica postural trabalha o que favorece a harmonia do corpo, buscando restabelecer o equilíbrio do sistema musculoesquelético e com isso aumentar a qualidade de vida das pessoas.

A prática dos exercícios ajuda a prevenir e compensar desequilíbrios musculares e contribui significativamente para a melhora nos hábitos posturais, minimizando esforços e melhorando a consciência do próprio corpo.

Os exercícios tem foco voltado principalmente para o alongamento dos músculos, durante a prática também pode ser utilizados alguns acessórios como bola suíça, elásticos e caneleiras.

As aulas geralmente começam com alongamentos e no decorrer são desenvolvidos exercícios com respiração e de fortalecimento muscular, finalizando a aula com movimentos para relaxamento.

Os movimentos e alongamentos sempre tem o foco voltado para a melhora da postura, sempre mantendo a coluna reta e estabilizada durante a realização dos exercícios.

Também podem ser utilizados alguns equipamentos para direcionar os alunos aos movimentos corretos, mantendo a coluna alinhada e protegida, diminuindo assim os riscos de lesões por má postura.

Alguns benefícios da pratica de ginástica postural

A ginástica postural trabalha o que promove alguns benefícios, confira os principais deles:

  • Aumento da consciência dos limites e movimentos corporais;
  • Ajuda a identificar hábitos que são prejudiciais, como as tensões, contraturas, somatização e desvios posturais;
  • Aumento da consciência da sensação do falso relaxamento, que leva à vícios de má postura;
  • Previne doenças como a escoliose, cifose e lordose;
  • É muito importante a prática desse tipo de ginástica por pessoas que já tem a idade mais avançada e apresentam sintomas de má postura causados pelo fator fisiológico do envelhecimento;

As aulas são indicadas para maiores de 14 anos e que apresentam vícios posturais, dores na coluna ou lombar, ou até mesmo as doenças que citamos a escoliose e lordose.

Usar técnicas de alongamentos, com movimentos funcionais, desenvolvimento do equilíbrio, coordenação dos gestos motores, alguns trabalhos com a respiração pode trazer diversos benefícios, como foi possível observar nos itens acima.

Caso você tenha um objetivo específico é melhor você procurar por uma orientação profissional, que vai dar o suporte para você desenvolver as atividades corretamente.

Conheça a melhor e maior academia de Belo Horizonte e região, a Pratique Fitness, uma academia bem conceituada com excelente estrutura e professores qualificados para dar aulas de diversas modalidades de ginásticas que vão contribuir para melhora do seu condicionamento físico.

Como vimos ginástica postural trabalha o que causam as dores na coluna e os vícios posturais, prevenindo várias doenças que são causadas por más posturas.

Sobre rafael

Veja Também

Ginástica Para As Dores Na Coluna– Vai Te Impressionar!

A dor na coluna é algo que incomoda muita gente, de acordo com algumas pesquisas, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *