Home / Academia / Ginástica Rítmica

Ginástica Rítmica

Em geral, as competições de ginástica rítmica consistem em testes entre 75 e 150 segundos em que os participantes devem exibir suas rotinas em uma pista.

A Ginástica Rítmica pode ser realizada individualmente ou em grupos de até 5 ginastas. A habilidade e a variedade de trocas de aparelhos em apreentações em grupo contribuem para um belo espetáculo.

Os seguintes aparelhos são utilizados ​​na ginástica rítmica competitiva:

Corda – Leve e flexível, em cânhamo ou material sintético; use a corda para pular ou pular e depois adicionar balanços, arremessos, círculos, rotações e números de oito.

Arco – feito de plástico ou madeira; gire o arco ao redor da mão ou do corpo e adicione rolos, balanços, círculos, números de oito, arremessos, passes através e sobre o bastidor.

Bola – feita de borracha ou material sintético, 18 – 20 cm de diâmetro; descanse a bola na mão e adicione lançamentos, quiques ou rolos.

Maçãs – feitos de madeira ou material sintético; use os tacos para batidas rítmicas e depois adicione moinhos e pequenos círculos, movimentos assimétricos, arremessos e capturas.

Fita – 6 metros de comprimento e provavelmente o evento mais popular para os espectadores; use a fita para movimentos fluidos grandes e suaves para fazer espirais e círculos. Em seguida, adicione balanços, círculos e serpentes.

MOVIMENTOS

Eles são a base de exercícios individuais e conjuntos, e podem ser feitos em diferentes direções, planos, com ou sem deslocamento, em apoio em um ou dois pés ou outra parte, e coordenados com movimentos de todo o corpo.

Deve haver uma harmonia do mesmo com o ritmo e o caráter da música, bem como uma relação entre as apresentações do grupo de cada ginasta.

Saiba os movimentos da Ginástica Rítmica

1 – Saltos: Consiste em alcançar uma situação de voo. Deve ter características como altura, fixação da forma durante o voo, boa amplitude e ser coordenada com o dispositivo.

Alguns tipos são:

  • Passo
  • Roe
  • Cossaco
  • Arco, entre outros.

2 – Equilíbrio: A ginasta adota uma posição de equilíbrio por pelo menos dois segundos, geralmente em pé em uma perna e levantando a outra.

Mantendo sempre a fixação da forma e coordenada com o domínio do aparelho. Alguns exemplos são o equilíbrio horizontal, o passé, o grande écart, o penché, etc.

3 – Voltas: Também chamadas de rotações, elas podem ser feitas em meio ponto, pé plano ou outra parte do corpo. Em geral, deve haver uma rotação de 360º.

4 – Flexibilidades e ondas: Podem ser realizadas com o apoio de um pé, tanto como com qualquer outra parte do corpo.

Ginástica Rítmica

Benefícios da Ginástica Rítmica

  • Desenvolve postura e movimento corporal confiante, para esporte e vida
  • Melhora a coordenação e agilidade, para conscientização corporal e equilíbrio
  • Melhora a criatividade e cria autoconfiança
  • Aumenta a flexibilidade e força e prepara o corpo para os desafios da vida.
  • Desenvolve mentes e corpos saudáveis ​​para a vida atual e futura.

Os benefícios da Ginástica Rítmica para as meninas em seus anos de formação incluem:·         Condicionamento físico·         Autodisciplina·         Autoestima positiva·         Amizades duradouras·         Habilidades de equipeAlém disso, vale lembrar que a ginástica rítmica é um esporte que proporciona muita diversão e um estilo de vida saudável que a ginasta irá sustentar por toda a vida.

Sobre rafael

Veja Também

Como é investir em uma franquia de academia?

Saber como é investir em uma franquia de academia pode ser a solução para quem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *