Muitas pessoas acham que apenas os exercícios aeróbicos são indicados para emagrecer e queimar gorduras. Pois saiba que isso não é verdade e o treino de musculação pode proporcionar muitas calorias queimadas, favorecendo quem está em busca de perder gordura e conquistar o peso ideal.
Quando você costuma levantar pesos, você constrói massa muscular magra, reduz a gordura corporal e queima calorias. A massa muscular adicionada também aumenta sua taxa metabólica basal, o que significa que você tem mais calorias queimadas ao longo do dia.
Como a musculação pode ajudar a queimar calorias?
Quando é realizado qualquer tipo de treinamento físico, existe um gasto calórico relacionado. Este gato é observado tanto durante a realização da atividade em si, quanto nas horas seguintes, quando estamos nos recuperando após seu término.
Na musculação, em ambos os casos a queima de calorias é considerável. Isso provoca uma metabolização de gordura e aumento do metabolismo em geral, o que é ótimo para aqueles que pretendem emagrecer.
Os diferentes métodos de treinamento na musculação podem ajudar ainda na diminuição de gordura corporal, quando o praticante tem uma alimentação controlada e balanceada a seu objetivo.
Como intensificar os resultados?
Existem algumas dicas de treinamento e musculação que permitem aumentar o gasto calórico, isto é, as calorias queimadas, durante e após a atividade para que o corpo possa recuperar totalmente:
- Intercalar exercícios musculares com exercícios aeróbios ou de alta intensidade em uma mesma sessão de treinamento aumenta o gasto calórico da atividade, e faz com que sua recuperação metabolize mais gordura, sendo eficientes quando se quer emagrecer.
- Para aumentar a sua queima de calorias, é interessante ter maior volume de treino. Aumentar o volume do treino de musculação, não é sinônimo de treinar por mais tempo. É possível, aumentar o volume de treinamento fazendo mais séries e reduzindo o intervalo de descanso entre elas, por exemplo.
- Treinar força também é uma forma de aumentar o gasto calórico na musculação. Prefira exercícios com cargas mais altas, menos repetições e com movimentos mais amplos. Isso aumenta o estímulo e ainda ajuda a melhorar o fortalecimento de uma forma mais generalizada, o que é sempre bem-vindo.
- Os exercícios generalistas são aqueles que envolvem apenas músculos maiores, sem exercícios muito isolados. E para o aumento do gasto calórico, eles são muito mais eficientes.
Basicamente, os movimentos com mais articulações envolvidas, como agachamento, supino, levantamento terra, puxadas e outros, vão solicitar mais energia e consequentemente gastar mais calorias
Dicas para você aumentar as calorias queimadas com a musculação
A dica mais importante é treinar sempre. Se você treinar com qualidade mínima, da forma correta, seguindo uma boa orientação e com uma periodicidade constante, você inevitavelmente vai aumentar as suas calorias queimadas. Resumindo, as demais dicas que podemos dar são:
- Foque em fazer a execução correta dos exercícios, pois isso garante que o objetivo daquele exercício em especifico será alcançado;
- Não exagere muito na carga, opte sempre por fazer um trabalho mais contínuo, mas com menos pausas;
- Reduza os intervalos entre as séries;
- Faça exercícios que utilizem maior quantidade de grupos musculares, pois trabalhando mais músculos o gasto calórico na atividade aumenta;
É importante sempre contar com um profissional capacitado para te orientar de modo a conseguir realizar os treinos com maior conforto e aproveitar ao máximo seus benefícios. Ele pode te ajudar ainda a evitar lesões e indicar sempre melhor carga, tempo de descanso e outras variáveis de cada atividade.
Ser consistente e ter foco fará muita diferença em seus resultados. Afinal, mesmo aumentando as calorias queimadas o resultado não é imediatamente visível. É necessário dedicação e paciência, mas com essas dicas você com certeza atingirá seu objetivo!