Home / Musculação / Musculação Para Problemas na Coluna – Saiba Como Não Ser Prejudicado

Musculação Para Problemas na Coluna – Saiba Como Não Ser Prejudicado

A musculação para problemas na coluna pode ser prejudicial? Muitos acreditam que o treino muscular pode ser problemático para quem tem problemas de coluna, pelo alto impacto que eles geram na região.

A musculação é uma atividade que vem ganhando força no Brasil desde a década de 1980. Os fatores que levam à prática são inúmeros, desde a hipertrofia até a definição e até mesmo o auxílio no tratamento de algumas doenças.

Neste artigo, você vai compreender um pouco sobre a prática da musculação para problemas na coluna, como ela pode prejudicar os portadores da doença e como pode beneficiá-los se o treino for feito corretamente.

Por que a musculação pode prejudicar sua coluna?

A musculação para problemas na coluna não é, em si, prejudicial. Esse mito parte do fato de que grande parte do esforço gerado no treino muscular é direcionado para a coluna. Isso acontece, principalmente, quando ocorre a sobrecarga.

Quando você treina além da falha, o peso a mais é direcionado diretamente para a coluna. Por isso, o segredo para o treino muscular para problemas de coluna é medir o quanto você pode ou não carregar.

Porém, o que muitas pessoas não sabem, é que não existem apenas malefícios da musculação para a coluna. Na verdade, se feita da maneira correta e com segurança, a musculação beneficia muito mais do que prejudica suas vértebras.

No que a musculação pode beneficiar sua coluna?

É relativamente contraintuitiva a relação entre a musculação e os ossos. Porém, ela realmente pode ajudar muito na saúde do tecido, se feita de forma correta. Isso porque, quando o músculo é fortalecido, ele cria uma camada protetora para eles.

Além disso, quando os músculos crescem, eles forçam que os ossos, que estão logo abaixo dele, cresçam junto. Isso porque eles fazem uma pressão direta no tecido, mandando ao corpo o sinal que eles também precisam crescer.

A musculação é indicada, principalmente, para problemas de postura, que estão diretamente ligados a uma formação muscular pobre nos músculos que envolvem o órgão. Quando você os fortalece, eles fazem pressão para que a coluna se mantenha no lugar.

Porém, para que a musculação para problemas na coluna seja efetiva, é necessário que seja feita com segurança. A seguir, vamos falar sobre os principais cuidados que devem ser tomados antes da visita à academia.

Cuidados que devem ser tomados

  • Intensidade do exercício

É muito importante que o treino muscular, principalmente para quem tem problemas na coluna, não seja feito além da falha. Todos temos um limite de peso que os músculos aguentam carregar, que pode ser expandido com o treino.

Mas esse aumento de resistência deve ser feito com cautela e aos poucos. Tentar carregar mais do que o limite do seu corpo logo de início não é apenas prejudicial à coluna quanto pode acarretar sérias lesões musculares.

Além disso, é altamente não recomendado que você faça treinos musculares de alta intensidade. Mantenha-se em um treino de resistência comum, e só aumente a intensidade se não houver nenhuma contraindicação de seu médico ou de algum instrutor.

  • Instrução

Se você nunca fez um treino muscular antes, é imprescindível que você o faça, inicialmente, na companhia de um instrutor. Avise-o sobre o motivo de ter procurado a academia e quais seus principais objetivos, dessa forma, ele poderá instruí-lo melhor.

  • Médico

Além disso, é de sua importância que você não pratique a musculação para problemas na coluna sem procurar um médico antes. Dependendo da gravidade de seu problema, começar com exercícios de menor impacto, como a natação, é mais recomendado.

Sobre rafael

Veja Também

academia faturamento

A indústria de franquias é um mercado que consegue movimentar milhões de reais, e é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *