Home / Sem categoria / Natação para bebê de 3 meses – já é hora de iniciar as aulas?

Natação para bebê de 3 meses – já é hora de iniciar as aulas?

 

Será que a natação para bebê de 3 meses é saudável e apropriada? Será que existe algum benefício para uma criança com tão poucos meses de vida aprender a nadar? Que atitude os pais e responsáveis devem ter em relação a essa decisão?

Essas perguntas são muito comuns entre os pais e mães que desejam iniciar os seus filhos nas aulas de natação o mais cedo possível, por conta dos benefícios e prazeres que essa prática pode trazer para os pequenos.

Por isso, nesse texto vamos discutir qual é a idade ideal para que uma criança possa iniciar suas aulas de natação, quais são os benefícios que isso pode trazer para um bebê de três meses e, principalmente, veremos se vale a pena tomar essa decisão, de acordo com os pediatras.

A natação para bebê de 3 meses é permitida? Como funciona?

A natação para bebê de 3 meses é sim permitida, mas nunca deve ser iniciada antes disso, porque o bebê ainda é muito frágil antes do terceiro mês de vida e está mais vulnerável a pegar alguma espécie de infecção e coisas desse tipo.

No entanto, a verdade é que não existe uma idade certa para iniciar a natação, pois isso vai depender de cada criança e até mesmo da estação do ano (não é legal começar no inverno). Tudo o que se sabe é que a natação é essencial para o desenvolvimento de uma criança e deve sim ser iniciada na primeira infância.

Por isso, se você tiver a oportunidade, não deixe de levar o seu filho para ter contato com a água logo nos primeiros meses de vida (respeitando-se o período mínimo de três meses). Lembre-se apenas de consultar o pediatra do bebê antes de tomar essa decisão.

Quais os benefícios da natação para um bebê de 3 meses?

A natação para bebê de 3 meses pode ser imensamente benéfica para uma criança, ainda que, nessa idade, o bebê não aprenda a nadar, de fato. No entanto, só de estabelecer um contato com a água, ele já poderá sentir os primeiros efeitos.

Afinal, ele esteve submerso durante toda a vida intrauterina e é muito legal que os pais possam dar continuidade a esse contato com o meio aquático depois do nascimento. Veja, a seguir quais são os principais benefícios:

  • A natação para bebê de 3 meses ajuda começar o desenvolvimento da coordenação motora da criança, pois na água ela poderá se mover com mais liberdade;
  • Além disso, pode ajudar a desenvolver seus sentidos: olfato, tato, visão e audição;
  • A natação para bebê de 3 meses também pode evitar que a criança cresça e se torne uma pessoa sedentária, criando gosto pelos esportes desde pequena;
  • Outro ponto importante é que, durante as aulas, que chegam a durar apenas 30 ou 45 minutos, os bebês podem interagir entre si e começar a desenvolver ainda a sua capacidade de socialização;
  • Por conta disso, os bebês também são estimulados o tempo todo, pois podem brincar, segurar objetos, testar as propriedades da água e desenvolver a imaginação;
  • Por fim, a natação para bebê de 3 meses é feita com a participação da mãe o tempo todo segurando o seu bebê e o auxiliando, o que melhora e fortalece o vínculo entre eles.

Vale a pena colocar um bebê de 3 meses na natação?

Sim, pode valer muito a pena colocar um bebê de 3 meses na natação, e todos os benefícios citados anteriormente provam isso.

Portanto, não deixe de procurar a natação para bebê de 3 meses, mas lembre-se de pedir permissão para o pediatra e procure sempre observar o progresso do seu bebê, para evitar possíveis problemas.

Sobre rafael

Veja Também

Como é investir em uma franquia de academia?

Saber como é investir em uma franquia de academia pode ser a solução para quem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *