Home / Sem categoria / Natação para idosos

Natação para idosos

Manter o corpo ativo é importante em qualquer circunstância da vida humana. E a natação para idosos pode ser uma escolha interessante para quem quer se exercitar na terceira idade e manter a saúde e o bem-estar em dia!

Os exercícios em água são os mais indicados para pessoas idosas e também para quem possui problemas articulares, sobrepeso e etc. Isso porque ao mesmo tempo em que eles promovem a atividades física, não causam grandes impactos no corpo!

A natação pode promover uma série de melhorias na qualidade de vida de uma pessoa mais velha. Por isso é um dos exercícios mais indicados pelos médicos que atendem pacientes com mais de 60 anos!

Tudo o que você precisa saber sobre a natação para idosos

Para começar, você deve entender que não existe idade para começar a se exercitar! Todo ser humano precisa praticar exercícios físicos, e isso se torna ainda mais importante com o passar dos anos.

  • Condicionamento físico:

Uma das coisas que a natação para idosos promove é um condicionamento físico melhor. Com isso, o idoso se sentirá mais disposto, e conseguirá realizar as tarefas do dia a dia sem se cansar e sem se sentir tão dolorido.

Essas atividades prezam especialmente pela melhora das condições do Coração, vasos sanguíneos, pulmões e músculos.

  • Articulações protegidas:

Outra coisa importantíssima de lembrar é que as articulações permanecerão protegidas, uma vez que a natação não promove grande impacto nessas partes do corpo, evitando lesões e dores.

Considerando que as articulações tendem a ficar mais frágeis com o passar dos anos, praticar atividades para pessoas mais velhas é uma escolha realmente interessante.

Melhore a respiração, e aumente a convivência e o contato social!

São inúmeros os benefícios promovidos pela natação para idosos. E um dos que não podemos deixar de citar é o fato de que atividades aquáticas contribuem para que a pessoa mais velha tenha uma melhora significativa em sua função respiratória.

  • Contato social:

Por conta de compromissos e rotinas cheias de tarefas, muitas vezes filhos e netos não conseguem passar tempo com o idoso. Isso, somado ao fato de ser a pessoa mais velha da família, faz com muitos avôs e avós se sintam excluídos e solitários.

A natação para idosos também é ótima nesse sentido, pois, promove a interação social, fazendo com que a pessoa mais velha conviva com outras de sua idade, faça amizades e, quem sabe, até encontre um novo amor.

  • Melhora da autoestima!

Esse tópico está diretamente relacionado ao anterior! O idoso que aumenta o seu círculo social também se sente mais feliz e disposto. Automaticamente ele passa por um processo de aumento da autoestima.

Cuidados antes de começar a fazer as aulas!

Existem alguns cuidados básicos que você precisa ter quando for começar aula de natação para idosos. Isso vai garantir a segurança da pessoa mais velha, e também assegurar que os exercícios realmente trarão bons resultados.

  • Escolha uma academia de qualidade:

Escolha uma academia de qualidade, onde o idoso se sinta seguro. Para isso, é importante analisar a estrutura física entendendo se realmente existe proteções, vestiário e um espaço adequado para receber essa pessoa.

  • Professores qualificados:

Os professores e instrutores precisam ser qualificados. Ou seja, é importante que a academia conte com uma equipe de pessoas formadas ema educação física para ministrarem as aulas.

No mais, a natação para idosos será realmente muito benéfica. Essa é a atividade mais indicada pelos médicos, principalmente quando estamos falando de pessoas com idade avançada. Na Pratique Fitness você pode encontrar as melhores aulas para a terceira idade!

 

Sobre rafael

Veja Também

Abrir uma academia nos dias frios – quais são as vantagens?

Você sabia que abrir uma academia nos dias frios é absolutamente possível, e pode lhe …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *