Home / Saúde e Bem Estar / Obesidade: O Remédio É A Academia

Obesidade: O Remédio É A Academia

Os exercícios físicos contribuem no tratamento da obesidade, pois além de ajudar a emagrecer, eles atuam em diversos aspectos, melhorando a qualidade de vida, a autoestima, a qualidade do sono e da respiração.

As atividades físicas também podem ser utilizadas como remédio no tratamento de doenças relacionadas ao excesso de peso como hipertensão, diabetes, colesterol alto, osteoporose, depressão, e insônia.

Para conhecer mais sobre os benefícios dos exercícios físicos para as pessoas que lutam contra a obesidade e as doenças que ela pode desencadear, continue lendo este artigo.

Quais são as causas da obesidade

As causas da obesidade incluem, geralmente, excessos alimentares e a falta de atividade física, entretanto, outros fatores também que podem contribuir para que ela ocorra.

Muitos estudos, realizados em todo o mundo, comprovam que alguns pacientes desenvolvem obesidade, apesar de manterem uma dieta equilibrada e praticar atividade física de maneira regular.

Estes indivíduos costumam apresentar fatores como:

  • predisposição genética;
  • distúrbios hormonais;
  • problemas emocionais;
  • alguns medicamentos;
  • infecções por certos tipos de vírus;
  • mulheres em período de pós-parto;
  • indivíduos ex-tabagistas.

Como combater a obesidade na academia

Entre as atividades mais indicadas pelos especialistas para o emagrecimento estão o ciclismo, as danças, as corridas e as caminhadas.  Nos exercícios aeróbicos, além de serem trabalhados vários tipos de grupos musculares simultaneamente, ainda há a melhora do condicionamento cardiorrespiratório.

Esta melhora acontece de forma gradativa, de acordo com o aumento da frequência e da intensidade com que são realizadas as atividades, por isso é necessário ter disciplina manter-se motivado.

          Os exercícios com foco na tonificação da musculatura, como musculação, crossfit e levantamento de peso estimulam os grupos musculares de maneira mais intensa.

Eles atuam fortalecendo os músculos e tecidos e, ao estimular o aumento da porcentagem de massa magra no corpo, também induzem o aumento da queima de gordura pelo organismo.

Já as práticas esportivas, como futebol, natação, voleibol e handebol, e artes marciais, além de auxiliarem na melhora da queima de gordura e na normalização da frequência cardíaca, fortalecem a musculatura e os ossos.

Além disso, eles aumentam a flexibilidade, a agilidade e melhoram aspectos como o foco e a concentração em atividades cotidianas, como estudo e trabalho, aumentando a produtividade dos indivíduos, de maneira geral.

O ideal é que as pessoas que estejam acima do peso comecem praticando atividades menos intensas. Com o aumento do condicionamento físico e da disposição, aos poucos, elas podem avançar para aquelas que exigem mais do corpo.

Fique atento a alguns cuidados essenciais

Antes de começar qualquer atividade física, todos as pessoas precisam de uma avaliação física para descartar doenças que impossibilitem a prática do exercício.

No caso daqueles que estão acima do peso, além da avaliação física, é preciso prestar atenção a alguns cuidados essenciais:

  • Comece com atividades leves;
  •  Preste atenção especial na execução dos exercícios para evitar lesões;
  • Inicie com pouca carga;
  • Adapte seu treine de maneira gradual, de acordo com a sua evolução;
  • Procure sempre orientação profissional, para evitar riscos a sua saúde;
  • Se exercite de forma regular, pois a disciplina é fundamental na mudança de hábitos que levará a perda de peso.

 

Se você gostou deste conteúdo, corra para a academia combater a obesidade e viver com mais saúde. Conheça a Academia Pratique Fitness: ela oferece a melhor estrutura física com aparelhos modernos e acompanhamento especializado para que você emagreça de forma saudável e definitiva.

Sobre rafael

Veja Também

Musculação – benefícios e riscos

Para se ter uma vida saudável é fundamental que você sempre pratique esportes, tenha uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *