Home / Academia / Spinning dicas

Spinning dicas

O Spinning é um exercício de baixo impacto, no entanto exerce muita intensidade. O treino de Spinning trabalha com a força muscular e com o sistema aeróbico (usa oxigênio e nutriente para criar energia).

Esse exercício também é uma ótima opção para dias de mau tempo, pois mistura a corrida de bicicleta com o ambiente da academia.

Iniciar um esporte é sempre dolorido e cansativo, mas se você está pensando em praticar Spinning, nós selecionamos algumas dicas que podem te ajudar bastante antes e no momento da prática.

Arrume sua posição na bike de Spinning

Parece apenas um detalhe, mas a altura, o avanço, o recuo do selim (bando da bicicleta) e o ajuste do guidão corretos são muito importantes.

Deve-se ter uma atenção especial quando se trata dos ajustes necessários da bike, pois eles ajudam a manter a sua postura correta durante todo o exercício, seja dentro ou fora da academia, e evitará que você, aluno, não sinta dores nos joelhos, costas e melhore seu condicionamento aeróbico.

Não esqueça do aquecimento

Antes das atividades físicas intensas é sempre recomendado que você se aqueça, pois, o aquecimento preparará o organismo para todo o esforço que virá a acontecer.

Sem o devido aquecimento, o Spinning, como qualquer outro exercício, se tornará dolorosa, desconfortável e gerará muito menos prazer ao aluno praticante.

É necessária uma preparação dos músculos e das articulações para aderir a bicicleta, natação, corrida ou qualquer outra atividade.

Sempre se hidrate

Toda atividade física exige uma adequada hidratação, uma pessoa desidratada pode ter sérias complicações na saúde, lesões e menor desempenho quando praticando exercícios físicos.

Durante a prática de Spinning é altamente recomendável que você se hidrate de 20 a 30 minutos, em dias secos corpo perde mais líquidos e a hidratação deve ser ainda mais frequente durante e depois dos treinos.

Mantenha os joelhos alinhados

Os não experientes costumam movimentar as pernas de forma errada quando estão cansados, abrem demais e inclinam os joelhos para o lado da bike.

Contudo, são regras básicas do Spinning manter seus pés e joelhos alinhados sobre o pedal pois, assim, você estará garantindo a saúde das suas articulações.

Melhor para a aula um pouco antes por conta da falta de preparo do que abandonar seus treinos por causa de problemas as articulações, certo?

Spinning

Nunca vá para aula de estômago vazio

Você já sabe que deve se preparar para as aulas antes do início do treino, mas saiba que uma das partes fundamentais para se ter um bom rendimento é comer e beber coisas leves, assim você terá energia e estará hidratada.

Mas o que comer antes das minhas aulas? Bem uma boa opção são alimento que contem certo tipo de carboidrato complexo, como cereais integrais, e proteínas, como leite, ovo e afins. Alimentos como:

  • maçã;
  • batata-doce;
  • feijão preto;
  • banana;
  • arroz integral;
  • grão de bico;
  • brócolis;
  • aveia e outros.

Também te darão energia para malhar e manter o corpo energizado, mas tenha cuidado a quantidade de consumo desse alimento.

Como evitar as lesões mais recorrentes

As lesões mais recorrentes ligadas à prática de Spinning são:

  • dores nos joelhos;
  • dores nas costas;
  • dores no pescoço.

Como dito anteriormente uma das coisas que evitam essas lesões é a posição do ciclista na bike.

Um exemplo é o banco da sua bicicleta, se ele estiver muito baixo, pode acabar acarretando em dores na parte da frente dos joelhos e na lombar. Já o selim muito alto acaba causando dores na parte de trás dos joelhos e nas costas.

Outra causa comum é o exagero na hora de ajustar os pesos, os alunos iniciantes costumam se empolgar nesses momentos. Muita carga não significa que está gerando mais condicionamento.

Algumas das dicas anteriores são ótimas maneira de evitar lesões, como se hidratar, manter a postura correta, joelhos alinhados e etc.

Esperamos que a algumas de suas dúvidas tenham sido sanadas com essas dicas. Quer saber mais sobre Spinning e seus benefícios? Continue lendo o blog da Pratique Fitness!

Sobre rafael

Veja Também

Franquia de academia de ginástica – vale a pena?

Ter uma franquia de academia de ginástica é um negócio interessante para quem quer ganhar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *