Home / Dança / Zumba / Zumba Ajuda em Que?

Zumba Ajuda em Que?

Você sabe o que é zumba? Apesar de ainda pouco conhecida no Brasil, a atividade vem ganhando muitos adeptos na América Latina. Mas a pergunta que não quer calar é: o zumba ajuda em quê?

Existem diversos tipos de atividades físicas dentro e fora da academia que podem ser feitas, para os mais diversos fins. Ao escolher uma, você deve ter, ao menos, uma leve noção de seus benefícios.

Pensando nisso, separamos nesse artigo as principais vantagens do zumba e porque você deveria fazê-lo. Descubra um pouco sobre a atividade que mais cresce na América Latina!

O que é zumba?

Zumba é uma modalidade de dança que surgiu na década de 1990 na Colômbia. Foi idealizada pelo coreógrafo Alberto Pérez, que misturou influências de diversas danças da América Latina. Dentre elas, estão samba, salsa, mambo, merengue e reggaeton.

Qualquer um, mesmo que não conheça nenhum passo de dança, pode praticar zumba. Você aprende rapidamente os passos básicos e pode treinar tranquilamente. Ainda, a queima calórica do zumba é bem alta, sendo uma boa pedida para quem quer emagrecer.

O zumba ainda é pouco conhecido no Brasil. Porém, sua popularidade vem crescendo exponencialmente. Isso porque o zumba serve para que as pessoas se exercitem ludicamente.

Melhora a pstura

Zumba é ótimo se seu objetivo é a melhora da postura. Poucas pessoas, ao se perguntares que o zumba ajuda em quê, pensam nisso, mas a verdade é que a atividade é ótima para a postura diversos problemas na coluna.

Isso porque o zumba trabalha com diversos aspectos do corpo humano. Ele ajuda em problemas de postura e de coluna na medida que gera uma consciência de movimentos e o fortalecimento de músculos auxiliares, como os da lombar.

Dessa forma, é uma forma eficiente de combater problemas de coluna e de postura. Isso porque a atividade ajuda no fortalecimento de grupos musculares auxiliares e na consciência dos movimentos como um todo.

Emagrecimento e combate ao sedentarismo

Quanto ao emagrecimento, o zumba ajuda em que você esteja praticando uma atividade física que tem um alto gasto calórico e de alta intensidade. Além disso, é uma atividade lúdica e menos enfadonha que o treino de academia tradicional.

O gasto calórico de uma sessão de zumba é tão alto quanto o de uma sessão de spinning ou pilates. A grande vantagem da atividade é que, diferente das anteriores, você mal sente o peso do treino, emagrecendo sem perceber.

Além disso, o zumba também ajuda no fortalecimento dos músculos no geral. Dessa forma, você evita o efeito sanfona, muito comum em pessoas que emagrecem muito rápido. O efeito sanfona consiste num emagrecimento rápido, seguido de uma engorda constante.

Quanto ao sedentarismo, o zumba, por ser uma atividade aeróbica de alta intensidade, faz com que seu corpo esteja em um funcionamento constante. Além disso, o zumba ajuda em que o coração esteja em um funcionamento constante, gerando saúde cardíaca.

Perfeito para a circulação

Por fim, a atividade é muito boa para quem tem problemas de circulação. Isso porque o zumba ajuda em que o coração mantenha um ritmo constante, evitando que ele atrofie ou hipertrofie, gerando complicações futuras, como o infarto.

Além disso, como dito anteriormente, o zumba ajuda no combate aos fatores de risco, como o sedentarismo e a obesidade. A diabetes, a hipertensão e o colesterol, por exemplo, são muito prejudicados pela obesidade.

Por ter sido originado na dança, o zumba é uma atividade aeróbica de alto impacto. Isso significa que ele gera um grande esforço nos membros inferiores, sendo uma atividade muito útil no combate à diabetes e o pé diabético.

Sobre rafael

Veja Também

Franquia de academia funcional!

O mercado fitness não para de crescer no Brasil. E com isso, ter uma franquia …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *